HUGO AGUILANIU
Brasil


Diretor-presidente do Instituto Serrapilheira (primeira instituição privada, sem fins lucrativos, de fomento à ciência no Brasil).
É nativo de Grenoble, na França. Ele foi treinado como agrônomo em Bordeaux e prosseguiu seus estudos na Suécia, onde obteve seu PhD em genética molecular pela Universidade de Chalmers, em 2003. Foi então pós-doutorando no Salk Institute (La Jolla, CA, EUA) entre 2003 e 2006, onde estudou o processo de envelhecimento. Em 2006, entrou para o Centre Nationale pour la Recherche Scientifique (CNRS, França), onde se tornou diretor científico em 2011. Ele liderou um laboratório que continuou estudando a base molecular do processo de envelhecimento na Ecole Normale Supérieure de Lyon (ENS de Lyon) de 2007 a 2017.
Foi membro do comitê nacional do CNRS de 2016 a 2017, recebeu uma subvenção da ERC e a medalha de bronze do CNRS em 2015. Durante alguns anos, manteve forte colaboração com laboratórios parceiros na Universidade de São Paulo (USP) e liderou algumas iniciativas institucionais entre a ENS de Lyon e a USP. Em 2017, foi selecionado para assumir a direção do Instituto Serrapilheira no Rio de Janeiro. Ele também é membro do Conselho Curador da FAPERJ (agência de financiamento público do estado do Rio de Janeiro) desde 2020.