LUCIA WILLADINO BRAGA
Brasil


Doutora em Psicologia e Pós-doutora em Neurociências, a Dra. Lúcia Willadino Braga iniciou em 1979 sua trajetória profissional no campo da reabilitação no primeiro hospital de Brasília da Rede SARAH. Foi eleita pelo Conselho de Administração da Instituição e Diretora-Executiva da Instituição, em 1994, cargo para o qual foi reconduzida por mais quatro mandatos e em 2007, assumiu a Presidência.
Atualmente, é Diretora Presidente da Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação e ainda Diretora de Pesquisa em Neurociência da mesma. Inaugurou os Centros de Pesquisa em Neurociências no Rio de Janeiro e Brasília e expandiu a Rede SARAH de Hospitais Reabilitação para São Luís (1994), Salvador (1994), Belo Horizonte (1997), Fortaleza (2001), Lago Norte (2003), Macapá (2005), Belém (2007) e Rio de Janeiro (2009) – unidades que juntas atualmente tratam mais de 1,5 milhões de pessoas por ano.
Recebeu o título Doutor Honoris Causa pela Universidade de Reims (França), em 1999, que é concedido apenas a cada 50 anos a 3 cientistas. Foi nomeada pelo Presidente da República do Brasil com a Ordem Nacional do Mérito Científico. Faz parte de vários conselhos editoriais de revistas científicas internacionais, publicou diversos livros, assim como capítulos e artigos em inúmeras publicações internacionais. Além de coordenar as nove unidades da Rede SARAH, atua também nas áreas de pesquisa e reabilitação neurológica atualemnte em cooperação com universidades nacionais e internacionais como Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA) e Universidade de San Diego (UCSD) nos Estados Unidos, Universidade de Aachen e Universidade de Tuebinger (Alemanha), Universidade de Haia (Holanda), Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica) e Centro de Pesquisa Neurospin.