Programação



29 DE NOVEMBRO | DOMINGO


• Sala 1
• Curso: Diagnóstico e intervenções das alterações da memória: entrando em uma nova década
13:30-15:00MÓDULO 1
Abertura
Anatomia funcional da memória
Neuroimagem das alterações da memória
Como valorizar os biomarcadores no diagnóstico das demências
15:00-17:00MÓDULO 2
Como diferenciar o declínio cognitivo subjetivo, com implicações patológicas, daquele esperado no envelhecimento normal?
Quando a Demência Fronto-Temporal se confunde com Doença de Alzheimer: tipo e timing dos déficits de memória
Quando a Demência por Corpos de Lewy: se confunde com Doença de Alzheimer: tipo e timing dos déficits de memória
Intervenções voltadas para a prevenção das demências
17:00-17:30INTERVALO
17:30-20:30MÓDULO 3
Discussão multidisciplinar de caso clínico
Palestra: Extinção de memória e medo: suporte social e exposição à uma novidade como estratégias promissoras na clínica
WHAT'S NEW: MEMÓRIA 2020
Geriatria
Psiquiatria
O futuro próximo das intervenções farmacológicas
Palestra: Neuropsicologia e Reabilitação Cognitiva
Encerramento

• Sala 2
• Curso: A psicofarmacologia na prática do dia-a-dia
13:30-15:00MÓDULO 1
TDAH : do adulto jovem ao idoso, o que muda na farmacologia do tratamento e das comorbidades
O que fazer nas fases iniciais da Psicose e do Transtorno de Humor Bipolar
15:00-17:00MÓDULO 2
Manejo farmacológico da depressão: quando a psiquiatria "baseada em conversa de corredor" encontra (ou não) a "psiquiatria baseada em evidências"
Quando um caso de depressão deve ser considerado refratário e qual a primeira indicação dentro das opções atuais para refratariedade
Com tantos guidelines, qual escolher para o tratamento do Transtorno de Humor Bipolar?
17:00-17:30INTERVALO
17:30-20:30MÓDULO 3
"Santa" Clozapina: temos que esperar refratariedade para usar?
Pacientes com ideação suicida: ketamine e outras intervenções?
Qual o real espaço dos psicofármacos nos transtornos de personalidade?
Ensaios Clínicos : um p menor de 0,05 pode ser suficiente?
Replicabilidade em psiquiatria: por que e quando sair dos guidelines de exames e tratamentos
Encerramento

• Sala 3
• Curso: Neurociências do futuro
13:30-15:00MÓDULO 1
Smartphones podem auxiliar no tratamento dos transtornos psiquiátricos?
Perguntas
Estimulação cerebral não-invasiva na depressão: vale a pena incorporá- la na prática clínica?
Perguntas
Realidade virtual na psiquiatria: o que vem por aí?
Perguntas
15:00-17:00MÓDULO 2
A fantástica relação entre o cérebro e o intestino
Perguntas
Inteligência artificial na neurologia: hoje e amanhã
Perguntas
Risco ocupacional de demência: a profissão pode ter importância?
Perguntas
O que podemos de fato ver no cérebro com depressão?
Perguntas
17:00-17:30INTERVALO
• Curso: Aplicações e perspectivas da farmacogenética
17:30-20:30CURSO
APLICAÇÕES E PERSPECTIVAS DA FARMACOGENÉTICA

O futuro já chegou?
Enfim, farmacogenômica - DNA, RNA e Epigenética!
Personalizando a medicina de precisão
Genes diagnósticos e farmacogenômica na infância e adolescência
O teste de gravidez deu positivo: chegou a hora do teste farmacogenético?
Sessão Hand-tailor com os palestrantes

• Sala 4
• VII Fórum Terapia Cognitivo Comportamental: Era uma vez em Hollywood... TCC visita Hollywood
13:30-15:00MÓDULO 1
Abertura
Vídeo: Filme Melhor É Impossível
Era uma vez em Gramado... Como a Terapia Comportamental aborda o Transtorno Obsessivo Compulsivo?
Debate final
Entrevista com cineasta
15:00-17:00MÓDULO 2
Vídeo: Série 13 Reasons Why - 1a temporada
Como a Terapia Focada nas Emocões atenderia o personagem Clay?
Vídeo: Série Big Little Lies - 2a temporada
Como lidar com a culpa?
17:00-17:30INTERVALO
17:30-20:30MÓDULO 3
Vídeo: Filme O Coringa
Como tratar os “pensamentos negativos” do personagem Arthur (Coringa) - Modelo de Reestruturacão de Beck?
Vídeo: Demi Lovato - Pop star, suicida, dependente química, bipolar, anorecia e bulimia, borderline
Introdução: O que a TCC tem para oferecer para paciente suicida, borderline, Demi Lovato?
Uma abordagem individual em Terapia Dialética Comportamental para seu transtorno de personalidade borderline e ideação suicida?
Abordagem em grupo de treinamento de habilidades
Debate
Debate: Qual tipo de abordagem, dentro das diferentes possibilidades, o que é mais indicado para o que?

• Sala 5 - Hotel Serrano
• Workshop: Enfrentando as complexidades de como cérebro aprende
13:30-15:00MÓDULO 1
Part 1: Brain connectivity as the basis for learning
Part 2: The role of subcortical nuclei in context learning
15:00-17:00MÓDULO 2
Part 3: Causal dynamic modelling: a way to advance understanding of learning mechanisms
Part 4: Resting state and brain connectivity: Characterizing individual learners
17:00-17:30INTERVALO
• Curso: Síndromes genéticas leves e aprendizagem escolar
17:30-20:30CURSO
SÍNDROMES GENÉTICAS LEVES E APRENDIZAGEM ESCOLAR

Texto explicativo:Formas mais leves de síndromes genéticas, que não chamam tanto a atenção (fenótipos somáticos mais leves, sem maiores dismorfismos ou outras alterações marcantes), podem ser causas importantes de dificuldades de comportamento e de aprendizagem escolar. O diagnóstico é importante para o atendimento preventivo e para o aconselhamento educacional
Diagnóstico clínico e aconselhamento genético de síndromes genéticas leves que impactam na aprendizagem
Fenótipos comportamentais das síndromes genéticas leves
Diagnóstico genético-molecular
Bioinformática na investigação das dificuldades de comportamento e aprendizagem


programação
científica

Mantemos o compromisso de sempre trazer temas atuais e grandes especialistas da neurociência.



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